sexta-feira, 9 de abril de 2010

Instituto Homeopático Jacqueline Peker

Los manuales de producción de leche cruda de oveja y de cabra orientan al productor en la aplicación de la Guía de prácticas correctas de higiene

          El Ministerio de Medio Ambiente, y Medio Rural y Marino, a través de la Dirección General de Recursos Agrícolas y Ganaderos, ha editado en formato CD el “Manual de producción de leche cruda de oveja” y el “Manual de producción de leche cruda de cabra”, cuyo objetivo es orientar al productor en la aplicación de la Guía de prácticas correctas de higiene.
          Estos dos manuales, que forman parte de la serie de publicaciones “Guía para la Producción Responsable”, agrupan los requisitos que deben cumplir estas explotaciones lácteas en ocho áreas específicas: documentación, lechería, sala de ordeño, materias primas, medicamentos, instalaciones, animales y entorno, detallándose para cada área las indicaciones de la Guía de prácticas correctas. Además, la publicación muestra el paralelismo con la legislación específica para cada requisito.
          Dichas publicaciones se enmarcan en los trabajos realizados por el MARM para el refuerzo de la profesionalización del sector productor de leche de oveja y de cabra, contribuyendo de este modo a mejorar los resultados y la imagen del sector lácteo español ante el consumidor.
          Además de editarse en formato papel y en soporte electrónico, los manuales pueden descargarse, en formato PDF, desde la página web del Ministerio de Medio Ambiente, y Medio Rural y Marino, en los siguientes enlaces:

terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto incrementa caprinoovinocultura de cidade do semiárido pernambucano

     O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), lançou na última quarta feira (19) o Projeto Piloto de Caprinovinocultura no município de Ouricuri, projeto que faz parte do Programa de Agricultura Familiar e tem como objetivo melhorar os desempenhos produtivos e reprodutivos dos rebanhos de caprinos e ovinos dos agricultores familiares do semi-árido pernambucano.
     Segundo a secretária de comunicação da Secretaria de Agricultura daquele estado, Jaqueline Macedo, o investimento da Secretaria de Agricultura ultrapassa R$ 200 mil em aquisição de equipamentos e animais e tem como meta diminuir a mortalidade de animais novos e valorizar a região do semiárido. “Além disso, o projeto visa prestar Assistência Técnica e Extensão Rural efetiva à cerca de 140 agricultores familiares criadores de caprinos ou ovinos”, explica aquela jornalista ao dialogar com Stúdio Rural.
     Ela informou também que a produção e conservação de forragens e manejo reprodutivo dos rebanhos de caprinos e ovinos dos agricultores pernambucanos serão enfatizadas, justificando que, na opinião do gerente geral da Secretaria de Agricultura, Gutemberg Grangeiro, com a prestação de assistência técnica nos aspectos relacionados à sanidade, manejo alimentar e reprodutivo dos rebanhos, a geração de emprego e renda no campo, e a inserção desses produtores no mercado consumidor tornam-se esperança para os agricultores. “Como parte das metas do projeto, já foram realizadas aquisições de ensiladeiras móveis, enfardadeiras manuais, formas de silo cincho, reprodutores caprinos e ovinos, sendo também adquiridas cinco matrizes caprinas da raça Savana para multiplicação da raça via programa de transferência de embriões. Além de Ouricuri, Sertânia, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro e Parnamirim também receberam o incentivo do projeto de aumento de produção e produtividade”, evidencia.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

SBZinha

     A Sociedade Brasileira de Zootecnia, inovando em sua 47ª Reunião Anual que ocorrerá em Salvador, de 27 a 30 de julho, pretende disponibilizar um espaço de atenção à crianças, que denominamos SBZinha.
     A "SBZinha" será um espaço infantil no local da convenção (Bahia Othon Palace Hotel), para recreação dos filhos dos congressistas e palestrantes, enquanto estes estão envolvidos nas atividades do evento. As crianças estarão acompanhadas por monitores, que os acompanharão em brincadeiras em piscina de bola, cama elástica, desenhos, pinturas, jogos, etc.
     A taxa diária de utilização da SBZinha será cobrada por criança, juntamente com a sua inscrição no congresso e o valor dependerá da procura. Para tanto, gostaríamos de saber qual a receptividade deste espaço e qual o público que o utilizaria, para podermos determinar o espaço que atenda a todos. Assim, mande-nos sua opinião através do site do evento (www.reuniaosbz.com.br), no link FALE CONOSCO, Assunto: SBZinha, não se esquecendo de mencionar a idade da(s) criança(s).
     Participem, sua opinião é muito importante para nós, pois este espaço só se concretizará se houver procura suficiente.

Ronaldo Lopes Oliveira
Presidente da SBZ

domingo, 4 de abril de 2010

10ª Conferência Internacional sobre Caprinos recebe inscrição de trabalhos

      Prosseguem até o dia 15 de abril a submissão de trabalhos para a 10ª Conferência Internacional sobre Caprinos - IGA 2010 -, que será realizada de 19 a 23 de setembro em Recife (PE). Os autores devem enviar neste endereço os artigos em inglês. O tema central do IGA 2010 é Desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes.
      O programa incluirá simpósios, palestras, fóruns e debates com cientistas, técnicos, políticos e criadores. Serão mais de 30 palestras com convidados nacionais e internacionais. Durante três dias todo esse público estará reunido para discutir os problemas e soluções relativas ao desenvolvimento nacional e mundial da produção de caprinos.
      A Conferência Internacional sobre Caprinos é patrocinada pela International Goat Association (IGA), associação sem fins lucrativos cuja missão é promover a pesquisa e desenvolvimento da caprinocultura para o benefício da humanidade.
      A última vez que o evento aconteceu no Brasil foi em 1987, em Brasília (DF). A edição 2010 é coordenada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Zootecnia, em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Embrapa Caprinos e Ovinos.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sociedade Brasileira de Zootecnia e ASBRAM premiarão trabalho apresentado na 47a Reunião da SBZ em Salvador

A SBZ e a ASBRAM tem o prazer de comunicar que estão abertas as inscrições para concorrer ao PRÊMIO ASBRAM “PESQUISA E INOVAÇÃO”, destinado ao melhor trabalho nacional da área de nutrição animal, com ênfase na suplementação alimentar de ruminantes, inscrito na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, que será realizada no período de 27 a 30 de julho de 2010, em Salvador/BA.

Os trabalhos concorrentes ao Prêmio devem ser enviados para o e-mail asbram@asbram.org.br, com o título PRÊMIO ASBRAM, até o dia 31/05/2010. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site www.reuniaosbz.com.br.

Atenciosamente,

Ronaldo Lopes Oliveira Presidente da SBZ

terça-feira, 2 de março de 2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Feinco pergunta - Marfrig responde


Rede de Inovação Tecnológica da Caprinocultura e Ovinocultura do Nordeste – RICO

Dia 25 de fevereiro ocorrerá a Cerimônia de Assinatura do Acordo de Parceria para formação da Rede de Inovação Tecnológica da Caprinocultura e Ovinocultura do Nordeste – RICO

Att,
Alisson Cardoso
Relações Públicas
Embrapa Caprinos e Ovinos
88 31127496

VII Congreso de ALEPRyCS en 2011

Estimados colegas y amigos: Seguramente debí enviarles estas líneas mucho antes, pero terminado el Congreso, a mediados de septiembre, se me habían amontonado una gran cantidad de actividades extracurriculares y la mayor parte de las semanas que siguieron, hasta la de ahora, estuve parte del tiempo fuera de mi Facultad.

Del Congreso, creo que el dato pendiente fue que pese a la crisis y el terrorismo vendedor de Tamiflu de la influenza, contamos con una asistencia de poco más de 600 congresistas, a todos los que asistieron y a los que por distintas razones no pudieron asistir, pero en algunos casos incluso enviaron sus trabajos, muchas gracias por el apoyo y la confianza depositada en México como sede organizadora, espero el evento les haya agradado y hayamos podido cumplir razonablemente con las expectativas.

Para quienes no pudieron asistir al evento, les informamos que durante el Congreso se recibió la solicitud formal de la Universidad Nacional de Huancavelica, en el Perú, avalada por su decano Nicasio Valencia Mamani, para fungir como sede del VII Congreso de ALEPRyCS en 2011. La mesa directiva de la Asociación decidió aceptar esta oferta, por lo que se van preparando, ahorrando y realizando campamentos de altura, pues ahora si estaremos en “el nido de los camélidos” y espero cumplamos cabalmente con nuestra denominación, aprendiendo algo de estos notables animales. Ahora el evento será a medio camino para la mayoría de nosotros, en un país culturalmente muy atractivo, por lo que confío podamos tener un evento de tan buenas características, para el “Club de amigos” diría Patricio, como lo han sido todos los anteriores.

Espero pasen unas muy buenas fiestas decembrinas y nos mejore la situación general, para que el 2010, nos trate adecuadamente, un fraternal abrazo a todos,

Jorge Tórtora

Genotipagem de ovinos e caprinos

Prezados senhores,

Informamos que a Gene/Genealógica faz genotipagem de ovinos e caprinos.

Participamos do teste internacional de padronização promovido pele ISAG e foi o único laboratório do Brasil que obteve resultados idênticos aos dos melhores laboratório do mundo.

Os resultados das genotipagens realizadas em nosso laboratório podem ser utilizados para análise de parentesco por qualquer laboratório padronizado pela ISAG.

Além disso, fazemos o teste de identificação de genótipos de resistência à SCRAPIE em ovinos.

Estamos a sua disposição.

Atenciosamente,

Helena BicalhoGene/Genealógica CGTA LtdaRua Prof. Magalhães Penido, 697/805(31)3441-3373 www.genegenealogica.com.br

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Pequenos Ruminantes

Estamos divulgando a criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Pequenos Ruminantes (NEPPER) da Faculdade de Veterinária da UFRGS, sob responsabilidade da Médica Veterinária e Professora Dra. Verônica Schmidt.

O NEPPER é um grupo de professores e alunos de diversas instituições do país, envolvidos nas questões de desenvolvimento e sustentabilidade da cadeia produtiva de Caprinos e Ovinos no Rio Grande do Sul.

Já estamos com uma página na internet e colocaremos em breve materiais de interesse sobre pequenos ruminantes.

Página: www.ufrgs.br/nepper se possível divulgar no seu site.

Grato pela atenção!!!

Roger

Interesse em produção de embutidos

Bom dia

Temos um frigorifico SIF de desossa e fabrica de conservas em São José dos Pinhais e temos interesse na parceria para desossa e produção de embutidos de ovinos e suinos.

Estamos abertos a negociações para produção.

Att,


domingo, 24 de janeiro de 2010

No Ceará: Pesquisa desenvolve queijos de leite de cabra com ervas e frutas da caatinga

Estimular a renda de produtores rurais nordestinos e, ao mesmo tempo, desenvolver novos queijos de leite de cabra com uso de frutas e ervas da caatinga. Estes são os objetivos do projeto Novas tecnologias aplicadas ao leite de cabra para o desenvolvimento de queijos utilizando produtos oferecidos no Bioma Brasileiro, que tem sido desenvolvido pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), desde abril de 2009, sob a liderança da pesquisadora Selene Daiha Benevides, engenheira de alimentos e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

A informação foi repassada pela assessora de comunicação daquela unidade de pesquisas, Adriana Brandão, que ao contatar com Stúdio Rural, justifica que de acordo com Selene, a Embrapa Caprinos e Ovinos já desenvolvia trabalhos com uso do orégano e pimenta no leite de cabra, mas esta iniciativa tem o diferencial de utilizar espécies do bioma caatinga e que a idéia de incrementar o queijo de leite de cabra com vegetais nativos partiu do professor José Matos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), já falecido. “A pesquisadora adotou, no projeto, o óleo do pequi e a entrecasca do cumaru para a produção de queijos de coalho caprinos”, relata Brandão.

A jornalista informou ainda que a expectativa é contribuir para dar novas oportunidades de geração de renda aos produtores nordestinos, com o estímulo à exploração das ervas e frutas utilizadas para os queijos que na opinião da pesquisadora Selenen no Ceará, a atividade ainda carece de melhor organização, da existência de associações. “A pesquisadora vê vantagens em termos de incremento nutricional, por conta da presença de antioxidantes no pequi e do potencial fitoterápico do cumaru. Em 2010, a perspectiva é de intensificar os experimentos com os queijos, para observar as características biológica, físico-químicas, proteômicas, além de promover testes sobre as qualidades sensoriais, em supermercados de Fortaleza e Sobral, para avaliar a aceitação dos produtos no mercado”, explica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ranking Baiano 2009

O Ranking Baiano 2009 está totalmente atualizado e com novos recursos de detalhamento de premiação e pontuação.

Vejam em: http://www.accoba.com.br/ap_ranking_dc.asp?tipo=C&ano=2009

Carne de Cabrito é tendência nos Estados Unidos

Na retrospectiva 2008 da "Time", a carne de cabrito figura entre uma das tendências da gastronomia .

Veja a matéria em: http://www.agrocim.com.br/noticia/carne-de-cabrito-e-tendencia-nos-estados-unidos.html

Vem aí a 7ª FEINCO: Feira Internacional de Caprinos e Ovinos

De 09 a 13 de março de 2010, acontece em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, a maior feira indoor do setor especializada em Ovinos e Caprinos da América Latina.

Trata-se da FEINCO. Em sua sétima edição, o evento, que já se tornou tradição com a presença confirmada de criadores de várias regiões do país e a participação de visitantes estrangeiros, este ano, espera superar os números da edição passada. A afirmação é do diretor do Agrocentro, Décio Ribeiro dos Santos, promotor da exposição.

Para 2010 foi reservado um espaço de 50 mil metros quadrados, contra 30 mil do ano anterior, para expor os mais de 4000 animais de 20 raças diferentes. Dentre elas, Santa Inês, Ile de France, Suffolk, Merino Australiano, Bergamácia, Romney Marsh, Border Leicester, Lacaune, Karakul, Texel, Dorper, Poll Dorset, Hampshire Down, Crioula, Boer, Saanen, Alpina, Anglo Nubiana, Toggenburg, entre outras.

Além disso, estima-se um público superior a 30 mil visitantes, foram 20 mil em 2009, dentre criadores, técnicos, zootecnistas, veterinários, empresários e interessados pela caprino-ovinocultura, que também poderão conferir 10 ou mais leilões das raças (número confirmado até o momento), e conhecer as novidades, serviços e produtos das empresas e entidades participantes que, em sua última edição, contabilizou 150 expositores nacionais e 30 estrangeiros.

Já confirmaram presença os setores de nutrição animal, produtos veterinários, adubos e fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, máquinas, implementos agrícolas, frigoríficos, veículos utilitários, insumos para agropecuária, órgãos de Pesquisa e Desenvolvimento, balanças, cochos e troncos, genética, bancos, universidades, entre outros, que trarão suas novidades e contribuições para a atividade.

“Devido ao excelente retorno financeiro e oportunidades mais acessíveis de investimento, a atividade se encontra em evidência, atraindo o interesse de pessoas que já estão no agronegócio e as que desejam iniciar neste setor”, finaliza.