sexta-feira, 9 de abril de 2010
Los manuales de producción de leche cruda de oveja y de cabra orientan al productor en la aplicación de la Guía de prácticas correctas de higiene
terça-feira, 6 de abril de 2010
Projeto incrementa caprinoovinocultura de cidade do semiárido pernambucano
SBZinha
domingo, 4 de abril de 2010
10ª Conferência Internacional sobre Caprinos recebe inscrição de trabalhos
sexta-feira, 5 de março de 2010
Sociedade Brasileira de Zootecnia e ASBRAM premiarão trabalho apresentado na 47a Reunião da SBZ em Salvador
A SBZ e a ASBRAM tem o prazer de comunicar que estão abertas as inscrições para concorrer ao PRÊMIO ASBRAM “PESQUISA E INOVAÇÃO”, destinado ao melhor trabalho nacional da área de nutrição animal, com ênfase na suplementação alimentar de ruminantes, inscrito na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, que será realizada no período de 27 a 30 de julho de 2010, em Salvador/BA.
Os trabalhos concorrentes ao Prêmio devem ser enviados para o e-mail asbram@asbram.org.br, com o título PRÊMIO ASBRAM, até o dia 31/05/2010. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site www.reuniaosbz.com.br.
Atenciosamente,
Ronaldo Lopes Oliveira Presidente da SBZ
terça-feira, 2 de março de 2010
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Rede de Inovação Tecnológica da Caprinocultura e Ovinocultura do Nordeste – RICO
Dia 25 de fevereiro ocorrerá a Cerimônia de Assinatura do Acordo de Parceria para formação da Rede de Inovação Tecnológica da Caprinocultura e Ovinocultura do Nordeste – RICO
Att,
Alisson Cardoso
Relações Públicas
Embrapa Caprinos e Ovinos
88 31127496
VII Congreso de ALEPRyCS en 2011
Estimados colegas y amigos: Seguramente debí enviarles estas líneas mucho antes, pero terminado el Congreso, a mediados de septiembre, se me habían amontonado una gran cantidad de actividades extracurriculares y la mayor parte de las semanas que siguieron, hasta la de ahora, estuve parte del tiempo fuera de mi Facultad.
Del Congreso, creo que el dato pendiente fue que pese a la crisis y el terrorismo vendedor de Tamiflu de la influenza, contamos con una asistencia de poco más de 600 congresistas, a todos los que asistieron y a los que por distintas razones no pudieron asistir, pero en algunos casos incluso enviaron sus trabajos, muchas gracias por el apoyo y la confianza depositada en México como sede organizadora, espero el evento les haya agradado y hayamos podido cumplir razonablemente con las expectativas.
Para quienes no pudieron asistir al evento, les informamos que durante el Congreso se recibió la solicitud formal de la Universidad Nacional de Huancavelica, en el Perú, avalada por su decano Nicasio Valencia Mamani, para fungir como sede del VII Congreso de ALEPRyCS en 2011. La mesa directiva de la Asociación decidió aceptar esta oferta, por lo que se van preparando, ahorrando y realizando campamentos de altura, pues ahora si estaremos en “el nido de los camélidos” y espero cumplamos cabalmente con nuestra denominación, aprendiendo algo de estos notables animales. Ahora el evento será a medio camino para la mayoría de nosotros, en un país culturalmente muy atractivo, por lo que confío podamos tener un evento de tan buenas características, para el “Club de amigos” diría Patricio, como lo han sido todos los anteriores.
Espero pasen unas muy buenas fiestas decembrinas y nos mejore la situación general, para que el 2010, nos trate adecuadamente, un fraternal abrazo a todos,
Jorge Tórtora
Genotipagem de ovinos e caprinos
Prezados senhores,
Informamos que a Gene/Genealógica faz genotipagem de ovinos e caprinos.
Participamos do teste internacional de padronização promovido pele ISAG e foi o único laboratório do Brasil que obteve resultados idênticos aos dos melhores laboratório do mundo.
Os resultados das genotipagens realizadas em nosso laboratório podem ser utilizados para análise de parentesco por qualquer laboratório padronizado pela ISAG.
Além disso, fazemos o teste de identificação de genótipos de resistência à SCRAPIE em ovinos.
Estamos a sua disposição.
Atenciosamente,
Helena BicalhoGene/Genealógica CGTA LtdaRua Prof. Magalhães Penido, 697/805(31)3441-3373 www.genegenealogica.com.br
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Pequenos Ruminantes
O NEPPER é um grupo de professores e alunos de diversas instituições do país, envolvidos nas questões de desenvolvimento e sustentabilidade da cadeia produtiva de Caprinos e Ovinos no Rio Grande do Sul.
Já estamos com uma página na internet e colocaremos em breve materiais de interesse sobre pequenos ruminantes.
Página: www.ufrgs.br/nepper se possível divulgar no seu site.
Grato pela atenção!!!
Roger
Interesse em produção de embutidos
Bom dia
Temos um frigorifico SIF de desossa e fabrica de conservas em São José dos Pinhais e temos interesse na parceria para desossa e produção de embutidos de ovinos e suinos.
Estamos abertos a negociações para produção.
Att,
domingo, 24 de janeiro de 2010
No Ceará: Pesquisa desenvolve queijos de leite de cabra com ervas e frutas da caatinga
A informação foi repassada pela assessora de comunicação daquela unidade de pesquisas, Adriana Brandão, que ao contatar com Stúdio Rural, justifica que de acordo com Selene, a Embrapa Caprinos e Ovinos já desenvolvia trabalhos com uso do orégano e pimenta no leite de cabra, mas esta iniciativa tem o diferencial de utilizar espécies do bioma caatinga e que a idéia de incrementar o queijo de leite de cabra com vegetais nativos partiu do professor José Matos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), já falecido. “A pesquisadora adotou, no projeto, o óleo do pequi e a entrecasca do cumaru para a produção de queijos de coalho caprinos”, relata Brandão.
A jornalista informou ainda que a expectativa é contribuir para dar novas oportunidades de geração de renda aos produtores nordestinos, com o estímulo à exploração das ervas e frutas utilizadas para os queijos que na opinião da pesquisadora Selenen no Ceará, a atividade ainda carece de melhor organização, da existência de associações. “A pesquisadora vê vantagens em termos de incremento nutricional, por conta da presença de antioxidantes no pequi e do potencial fitoterápico do cumaru. Em 2010, a perspectiva é de intensificar os experimentos com os queijos, para observar as características biológica, físico-químicas, proteômicas, além de promover testes sobre as qualidades sensoriais, em supermercados de Fortaleza e Sobral, para avaliar a aceitação dos produtos no mercado”, explica.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Ranking Baiano 2009
O Ranking Baiano 2009 está totalmente atualizado e com novos recursos de detalhamento de premiação e pontuação.
Vejam em: http://www.accoba.com.br/ap_ranking_dc.asp?tipo=C&ano=2009Carne de Cabrito é tendência nos Estados Unidos
Na retrospectiva 2008 da "Time", a carne de cabrito figura entre uma das tendências da gastronomia .
Veja a matéria em: http://www.agrocim.com.br/noticia/carne-de-cabrito-e-tendencia-nos-estados-unidos.htmlVem aí a 7ª FEINCO: Feira Internacional de Caprinos e Ovinos
Trata-se da FEINCO. Em sua sétima edição, o evento, que já se tornou tradição com a presença confirmada de criadores de várias regiões do país e a participação de visitantes estrangeiros, este ano, espera superar os números da edição passada. A afirmação é do diretor do Agrocentro, Décio Ribeiro dos Santos, promotor da exposição.
Para 2010 foi reservado um espaço de 50 mil metros quadrados, contra 30 mil do ano anterior, para expor os mais de 4000 animais de 20 raças diferentes. Dentre elas, Santa Inês, Ile de France, Suffolk, Merino Australiano, Bergamácia, Romney Marsh, Border Leicester, Lacaune, Karakul, Texel, Dorper, Poll Dorset, Hampshire Down, Crioula, Boer, Saanen, Alpina, Anglo Nubiana, Toggenburg, entre outras.
Além disso, estima-se um público superior a 30 mil visitantes, foram 20 mil em 2009, dentre criadores, técnicos, zootecnistas, veterinários, empresários e interessados pela caprino-ovinocultura, que também poderão conferir 10 ou mais leilões das raças (número confirmado até o momento), e conhecer as novidades, serviços e produtos das empresas e entidades participantes que, em sua última edição, contabilizou 150 expositores nacionais e 30 estrangeiros.
Já confirmaram presença os setores de nutrição animal, produtos veterinários, adubos e fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, máquinas, implementos agrícolas, frigoríficos, veículos utilitários, insumos para agropecuária, órgãos de Pesquisa e Desenvolvimento, balanças, cochos e troncos, genética, bancos, universidades, entre outros, que trarão suas novidades e contribuições para a atividade.
“Devido ao excelente retorno financeiro e oportunidades mais acessíveis de investimento, a atividade se encontra em evidência, atraindo o interesse de pessoas que já estão no agronegócio e as que desejam iniciar neste setor”, finaliza.