sexta-feira, 9 de abril de 2010

Instituto Homeopático Jacqueline Peker

Los manuales de producción de leche cruda de oveja y de cabra orientan al productor en la aplicación de la Guía de prácticas correctas de higiene

          El Ministerio de Medio Ambiente, y Medio Rural y Marino, a través de la Dirección General de Recursos Agrícolas y Ganaderos, ha editado en formato CD el “Manual de producción de leche cruda de oveja” y el “Manual de producción de leche cruda de cabra”, cuyo objetivo es orientar al productor en la aplicación de la Guía de prácticas correctas de higiene.
          Estos dos manuales, que forman parte de la serie de publicaciones “Guía para la Producción Responsable”, agrupan los requisitos que deben cumplir estas explotaciones lácteas en ocho áreas específicas: documentación, lechería, sala de ordeño, materias primas, medicamentos, instalaciones, animales y entorno, detallándose para cada área las indicaciones de la Guía de prácticas correctas. Además, la publicación muestra el paralelismo con la legislación específica para cada requisito.
          Dichas publicaciones se enmarcan en los trabajos realizados por el MARM para el refuerzo de la profesionalización del sector productor de leche de oveja y de cabra, contribuyendo de este modo a mejorar los resultados y la imagen del sector lácteo español ante el consumidor.
          Además de editarse en formato papel y en soporte electrónico, los manuales pueden descargarse, en formato PDF, desde la página web del Ministerio de Medio Ambiente, y Medio Rural y Marino, en los siguientes enlaces:

terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto incrementa caprinoovinocultura de cidade do semiárido pernambucano

     O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), lançou na última quarta feira (19) o Projeto Piloto de Caprinovinocultura no município de Ouricuri, projeto que faz parte do Programa de Agricultura Familiar e tem como objetivo melhorar os desempenhos produtivos e reprodutivos dos rebanhos de caprinos e ovinos dos agricultores familiares do semi-árido pernambucano.
     Segundo a secretária de comunicação da Secretaria de Agricultura daquele estado, Jaqueline Macedo, o investimento da Secretaria de Agricultura ultrapassa R$ 200 mil em aquisição de equipamentos e animais e tem como meta diminuir a mortalidade de animais novos e valorizar a região do semiárido. “Além disso, o projeto visa prestar Assistência Técnica e Extensão Rural efetiva à cerca de 140 agricultores familiares criadores de caprinos ou ovinos”, explica aquela jornalista ao dialogar com Stúdio Rural.
     Ela informou também que a produção e conservação de forragens e manejo reprodutivo dos rebanhos de caprinos e ovinos dos agricultores pernambucanos serão enfatizadas, justificando que, na opinião do gerente geral da Secretaria de Agricultura, Gutemberg Grangeiro, com a prestação de assistência técnica nos aspectos relacionados à sanidade, manejo alimentar e reprodutivo dos rebanhos, a geração de emprego e renda no campo, e a inserção desses produtores no mercado consumidor tornam-se esperança para os agricultores. “Como parte das metas do projeto, já foram realizadas aquisições de ensiladeiras móveis, enfardadeiras manuais, formas de silo cincho, reprodutores caprinos e ovinos, sendo também adquiridas cinco matrizes caprinas da raça Savana para multiplicação da raça via programa de transferência de embriões. Além de Ouricuri, Sertânia, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro e Parnamirim também receberam o incentivo do projeto de aumento de produção e produtividade”, evidencia.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

SBZinha

     A Sociedade Brasileira de Zootecnia, inovando em sua 47ª Reunião Anual que ocorrerá em Salvador, de 27 a 30 de julho, pretende disponibilizar um espaço de atenção à crianças, que denominamos SBZinha.
     A "SBZinha" será um espaço infantil no local da convenção (Bahia Othon Palace Hotel), para recreação dos filhos dos congressistas e palestrantes, enquanto estes estão envolvidos nas atividades do evento. As crianças estarão acompanhadas por monitores, que os acompanharão em brincadeiras em piscina de bola, cama elástica, desenhos, pinturas, jogos, etc.
     A taxa diária de utilização da SBZinha será cobrada por criança, juntamente com a sua inscrição no congresso e o valor dependerá da procura. Para tanto, gostaríamos de saber qual a receptividade deste espaço e qual o público que o utilizaria, para podermos determinar o espaço que atenda a todos. Assim, mande-nos sua opinião através do site do evento (www.reuniaosbz.com.br), no link FALE CONOSCO, Assunto: SBZinha, não se esquecendo de mencionar a idade da(s) criança(s).
     Participem, sua opinião é muito importante para nós, pois este espaço só se concretizará se houver procura suficiente.

Ronaldo Lopes Oliveira
Presidente da SBZ

domingo, 4 de abril de 2010

10ª Conferência Internacional sobre Caprinos recebe inscrição de trabalhos

      Prosseguem até o dia 15 de abril a submissão de trabalhos para a 10ª Conferência Internacional sobre Caprinos - IGA 2010 -, que será realizada de 19 a 23 de setembro em Recife (PE). Os autores devem enviar neste endereço os artigos em inglês. O tema central do IGA 2010 é Desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes.
      O programa incluirá simpósios, palestras, fóruns e debates com cientistas, técnicos, políticos e criadores. Serão mais de 30 palestras com convidados nacionais e internacionais. Durante três dias todo esse público estará reunido para discutir os problemas e soluções relativas ao desenvolvimento nacional e mundial da produção de caprinos.
      A Conferência Internacional sobre Caprinos é patrocinada pela International Goat Association (IGA), associação sem fins lucrativos cuja missão é promover a pesquisa e desenvolvimento da caprinocultura para o benefício da humanidade.
      A última vez que o evento aconteceu no Brasil foi em 1987, em Brasília (DF). A edição 2010 é coordenada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Zootecnia, em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Embrapa Caprinos e Ovinos.