domingo, 27 de setembro de 2009

BA: Seagri lança emissão de GTA eletrônica

Fortalecer e proteger a agropecuária baiana. Com estes objetivos, o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, em parceria com o governo Federal, implantou hoje (25), na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, em Ondina, o que há de mais moderno na área de tecnologia da informação: a Guia de Trânsito Animal - GTA eletrônica.

A emissão deste documento é amparada pelo Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), ferramenta gerencial de cadastro, que permite maior comodidade, rapidez e segurança para o produtor, além de creditar a pecuária baiana em seu aspecto de sanidade animal, comercialização e exportação de bovinos.

"Uma guia como essa vinha sendo preenchida a mão. Superamos esse atraso. Hoje tudo é informação e tecnologia. Estamos avançando com soluções digitais", disse o governador Jaques Wagner, que presidiu o evento, ao lado do secretário da Agricultura, Roberto Muniz, do diretor geral da Adab, Cássio Peixoto; do presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola , EBDA, Emerson Leal, e do presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, FAEB, João Martins, dentre outras autoridades e convidados.

Conforme destacou o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, "inicialmente a GTA eletrônica estará disponível aos produtores em 118 municípios, no Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado, cujo rebanho alcança 3,7 milhões de cabeças, mas a nossa meta é que até o final do ano o novo sistema esteja implantado em todo o estado". O rebanho bovino do Estado é de 11,5 milhões de cabeças.

Para Roberto Muniz, "estamos dando um passo muito importante no controle e prevenção, para dar ao consumidor a certeza de que os animais estão imunes na questão da sanidade". Ele disse ainda que "as ações do governo do Estado através da Seagri e da Adab vão proteger agropecuária baiana, melhorando a qualidade dos produtos ofertados à sociedade". Para ele, é importante investir na modernização dos sistemas e das práticas, "e é isso que estamos fazendo". O secretário afirmou ainda que "estamos estruturando o caminho para a exportação da carne e do boi em pé".

"As alianças estratégicas estabelecidas com o Ministério da Agricultura, a iniciativa privada através dos seus organismos representativos FAEB, SINCAR, FUNDAP e ABAC e também os agentes financeiros Banco do Brasil e Banco do Nordeste, demonstram que estamos lado a lado com o Brasil por uma agropecuária forte, competitiva e sustentável", ressaltou o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto.

Cássio ressaltou que "a Bahia já vem cumprindo com seu papel na defesa agropecuária ao efetivar sua base cadastral do Sidagro juntamente com mais oito unidades da federação o que, certamente, impulsionará o sistema da GTA eletrônica".

Durante o evento, o governador Jaques Wagner fez também a entrega de 70 carros e 65 motos, resultado de um convênio estabelecido com o Ministério da Agricultura, para renovar a frota de veículos utilizados nas ações de defesa agropecuária nos municípios baianos. Os novos veículos serão utilizados para o deslocamento dos técnicos da Adab na execução de serviços de fiscalização e controle do trânsito animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário