Nesta sexta, 20 de novembro, a capital paraibana é palco do maior encontro do agronegócio da caprino-ovinocultura da América Latina. A melhoria genética, os avanços tecnológicos e o desenvolvimento do setor serão algumas das temáticas discutidas durante o 4º Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte (Sincorte). O evento, que acontece no Hotel Tambaú, em João Pessoa, conta com a presença de renomados técnicos nacionais e internacionais, empresários e produtores da área, que debatem os principais desafios da cadeia produtiva do setor no Brasil e no mundo.
Paralelamente ao Sincorte, acontecem a Feira Nacional do Agronegócio da Caprino-ovinocultura de Corte (Fenacorte), que conta com standes de instituições e empresas parceiras do evento e uma exposição de animais aberta ao público na área lateral do hotel. Nesta quarta, 18, às 18h30, 2º Festival Gastronômico da Culinária Caprina e Ovina vai apresentar as melhores receitas e produtos que estão conquistando o paladar dos consumidores mais exigentes. O evento será na pérgula do Hotel Tambaú, e contará com a participação de 15 restaurantes da capital. Durante a degustação, os convidados assistirão a um desfile de peças em couro, que trará a coleção de verão da estilista carioca e especialista em couro, Patrícia Vieira.
Ainda dentro da programação de eventos paralelos ao Sincorte, será realizado nesta quinta e sexta, 19 e 20 de novembro, o 2º Fórum Nacional da Caprinocultura Leiteira, segmento onde a Paraíba se destaca como maior produtor do país. Dentre os temas abordados estará a experiência espanhola da produção do "cabrito mamão"; as políticas públicas para a caprinocultura leiteira no Semi-árido; e a utilização do leite de cabra para a produção de cosméticos.
Abertura oficial – O 4º Sincorte e eventos paralelos foram abertos oficialmente na noite desta segunda, 16, em cerimônia realizada no Auditório Sérgio Bernardes. Na ocasião, o secretário da Agricultura, Ruy Bezerra, representando o Governador do Estado, José Maranhão, discursou acerca das dificuldades de encontrar uma atividade economicamente sustentável, com inserção social no semi-árido paraibano, como é o caso da caprinocultura. Ele lembrou ainda que o Estado, juntamente com a Federação, através do ‘Programa do Leite’, irá aumentar a partir deste mês a compra governamental dos atuais 14 mil litros/dia para 30 mil litros/dia.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, orientou os participantes do simpósio a trocarem o máximo de experiências possível, possibilitando mudanças que contribuam para o desenvolvimento do setor. “Da parte do Sebrae, nós temos alocado importantes recursos no apoio a caprinocultura, incentivando dessa forma, milhares de produtores, principalmente no Nordeste do país”, afirmou.Na solenidade de abertura, estiveram presentes ainda representantes da Assembléia Legislativa, Emepa, Embrapa, Faepa/Senar, Federação da Agricultura/PB, Banco do Nordeste, International Goat Association e Ministério do Desenvolvimento Agrário/PB.
Anamaria Ribeiro, representando a Capritec no Sincorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário