terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto incrementa caprinoovinocultura de cidade do semiárido pernambucano

     O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), lançou na última quarta feira (19) o Projeto Piloto de Caprinovinocultura no município de Ouricuri, projeto que faz parte do Programa de Agricultura Familiar e tem como objetivo melhorar os desempenhos produtivos e reprodutivos dos rebanhos de caprinos e ovinos dos agricultores familiares do semi-árido pernambucano.
     Segundo a secretária de comunicação da Secretaria de Agricultura daquele estado, Jaqueline Macedo, o investimento da Secretaria de Agricultura ultrapassa R$ 200 mil em aquisição de equipamentos e animais e tem como meta diminuir a mortalidade de animais novos e valorizar a região do semiárido. “Além disso, o projeto visa prestar Assistência Técnica e Extensão Rural efetiva à cerca de 140 agricultores familiares criadores de caprinos ou ovinos”, explica aquela jornalista ao dialogar com Stúdio Rural.
     Ela informou também que a produção e conservação de forragens e manejo reprodutivo dos rebanhos de caprinos e ovinos dos agricultores pernambucanos serão enfatizadas, justificando que, na opinião do gerente geral da Secretaria de Agricultura, Gutemberg Grangeiro, com a prestação de assistência técnica nos aspectos relacionados à sanidade, manejo alimentar e reprodutivo dos rebanhos, a geração de emprego e renda no campo, e a inserção desses produtores no mercado consumidor tornam-se esperança para os agricultores. “Como parte das metas do projeto, já foram realizadas aquisições de ensiladeiras móveis, enfardadeiras manuais, formas de silo cincho, reprodutores caprinos e ovinos, sendo também adquiridas cinco matrizes caprinas da raça Savana para multiplicação da raça via programa de transferência de embriões. Além de Ouricuri, Sertânia, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro e Parnamirim também receberam o incentivo do projeto de aumento de produção e produtividade”, evidencia.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário